Por anos as empresas focaram diversos fatores de competitividade na busca da conquista do mercado e de se tornar sólidas em suas áreas de atuações. Hoje as empresas realmente antenadas com a modernidade e com o que o mercado globalizado oferece de melhor estão descobrindo que possuem um dos maiores diferenciais para vencer esta batalha, falo do Capital Humano, seu RH, cada funcionário é, em potencial, um colaborador na batalha diária da conquista e permanência no mercado; com suas variadas idéias, visões e diferentes perspectivas, que, com o olhar de um bom gestor poderá contribuir, abrir novos horizontes ou, mesmo, aperfeiçoar o que precisa de aperfeiçoamento; ainda, tornar o que já é bom em excelente.
Este precioso recurso precisa ser descoberto e reconhecido pela maioria das Organizações. Investir em Capital Humano é investir no maior capital da empresa , pois o fato é que a diversificação de pessoas, suas culturas, seus ideais, é riqueza (em todos os sentidos). É preciso perceber que implementar uma Política de Desenvolvimento de Pessoas é uma acertada estratégia para quem quer superar a acirrada competitividade de uma realidade globalizada.
O mundo globalizado pede hoje um novo enfoque na pratica da Gestão do Capital Humano. O sucesso no desempenho das Organizações de hoje tem total dependência da sábia Gestão de Competências, conhecer o seu RH e saber administrá-lo de forma a propiciar um ambiente tal que receba dele seu melhor desempenho.
Gerir de forma a alinhar seu Capital Humano com os objetivos, valores, missão, visão e cultura da Organização; este é o verdadeiro desafio para as Organizações de hoje e para tal elas podem contar com as ferramentas adequadas, tais como: Gestão de Clima, Seleção por Competência, Plano de Cargos e Salários, entre outros.
Mas a conscientização não deve vir somente por parte das empresas e sim, também, por parte dos funcionários. Saber que faz parte do time, que está ali para somar, para contribuir e fazer o seu melhor o enquadrará neste perfil de Capital Humano, pois o sucesso de um (organização/empregado) precisa ser compartilhado pelo outro (organização/empregado); uma parceria de sucesso.